19/01/2016
Kadu Cayres
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove, em parceria com a Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o Curso Internacional ‘Ecology of Infectious Diseases’. Serão oferecidas 20 vagas. O prazo para as inscrições foi encerrado no dia 25 de janeiro. As aulas acontecerão de 14 a 23 de março, no Pavilhão Arthur Neiva (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro), em horário integral. Podem participar pós-graduandos do IOC e da Fiocruz.
O curso terá como objetivo apresentar e discutir como diferentes características do hospedeiro, agente etiológico e interações ambientais podem influenciar na transmissão de agentes infecciosos. “Discutir como a configuração do ambiente influência a manutenção e transmissão de agentes infecciosos; identificar e analisar os processos ecológicos envolvidos na dinâmica de transmissão em escala temporal e espacial; e melhorar a capacidade dos alunos de identificar fatores ecológicos que regulam o surgimento de doenças e a transmissão em diferentes cenários ambientais são alguns dos temas a serem discutidos no curso”, explicou André Roque, coordenador da atividade e pesquisador do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos do IOC.
Atividade contará com a participação dos especialistas Fernando Abad Franch, do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz); Carezza Botto-Mahan e J. Paola Correa, da Universidad de Chile; e Ana Jansen e Samanta Xavier, do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos do IOC.
Mais informações: ensino@ioc.fiocruz.br ou roque@ioc.fiocruz.br