Início do conteúdo

Doutorado


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Confira aqui as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).                                  

Créditos obrigatórios
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) exige para a conclusão do curso de doutorado o número mínimo de 32 créditos, sendo 20 créditos correspondentes aos créditos realizados no mestrado.

Para os alunos que não se titularam no curso de mestrado em Biologia Parasitária do IOC, é obrigatório cursar as disciplinas de Parasitologia I e II, oferecidas anualmente no primeiro semestre. Além disso, os alunos de doutorado deverão apresentar os resultados de sua tese obrigatoriamente no Seminário Discente após 24 meses de matrícula.

Outra atividade obrigatória é a participação dos alunos nas palestras proferidas no Centro de Estudos, evento científico semanal promovido pelo IOC com objetivo de contribuir para uma visão multidisciplinar e para uma interação dos discentes com a comunidade científica da Instituição. Estes, acrescidos aos 160 créditos do trabalho de tese, deverão somar um total mínimo de 192 créditos.

Cada disciplina terá um valor expresso em créditos e cada crédito corresponde, no mínimo, a 20 horas de atividades teóricas e/ou práticas. Não constituem horas de atividade prática aquelas despendidas pelo orientando na execução do próprio projeto de dissertação ou tese. Para o nível de mestrado, é exigido um mínimo de 20 créditos obtidos nas disciplinas cursadas, que, somados aos 80 referentes ao trabalho de dissertação, deverão totalizar um mínimo de 100 créditos.

Validação de créditos
Créditos obtidos em cursos de Pós-graduação de outros Programas com conceito acima de 5, segundo critérios estabelecidos pela Capes, e em período de até dois anos, serão considerados para validação. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão de Pós-graduação (CPG) do Programa. Os alunos deverão entregar na Secretaria do Programa  a declaração constando o programa do curso, carga horária, frequência e conceito obtido.

O aluno de doutorado poderá obter até dois créditos por participar da orientação de um aluno de Iniciação Científica durante um ano, sob supervisão direta de seu orientador. Para ser validada, tal atividade acadêmica deverá ser registrada no devido Programa de Iniciação Científica a que o aluno pertença.

Os alunos de doutorado poderão receber até um crédito por participação como docente nos Cursos de Férias oferecidos pelo IOC para estudantes de graduação.

Apreciação da defesa de trabalho final Stricto sensu
Para obter o crédito da disciplina é necessário que os alunos entreguem os formulários de relatória, devidamente preenchidos e assinados, comprovando sua conclusão.
Os alunos de mestrado devem comprovar 3(três) relatórias de dissertações e 3(três) de teses.
Os alunos de doutorado devem comprovar as 8(oito) relatorias de teses. 

Elaboração de dissertações e teses
A versão da Tese e Dissertação deverá ser elaborada conforme o modelo (clique aqui)

Voltar ao topoVoltar