Biologia Parasitária - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia parasitária

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Perfil y Contactos


Consulte el listado del cuerpo docente del Programa de Posgrado Stricto sensu en Biología Parasitaria del Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Los docentes están clasificados según las diferentes áreas de concentración.

 

Junta Docente permanente del Programa
Área de Concentración en Biología

Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa
Arnaldo Maldonado Junior
1 - Modelo de cultivo in vitro de trematódeos para avaliação da eficácia e segurança da ação terapêutica de fármacos sintéticos ou extratos naturais anti-helminticos. 2 -Taxonomia e sistemática molecular de helmintos.
Claudia Magalhães Calvet
Mecanismos de regulação da matriz extracelular durante interação Trypanosoma cruzi-célula hospedeira e desenvolvimento de fármacos contra a doença de Chagas.
Cláudia Portes Santos Silva
Biologia e taxonomia de Helmintos de Interesse Médico e Veterinário:
ultraestrutura, ciclos evolutivos experimentais, biologia molecular, alterações
comportamentais de hospedeiros em função do parasitismo e controle de parasitos.
Helene Santos Barbosa
Estudo dos aspectos celulares e moleculares moduladores da interação Toxoplasma gondii e células musculares esqueléticas de mamíferos (ciclo lítico, cistogênese e transmissão congênita) e enterócitos de felinos (ciclo sexual).
Margareth Maria de Carvalho Queiroz
Bionomia, morfologia, taxonomia de Diptera Muscomorpha, Entomologia Forense e controle alternativo de insetos (dípteros muscoides e triatomíneos) de importância sanitária.
Maria de Nazaré Correia Soeiro
(i) Análise de aspectos imunobiológicos da interação parasito-hospedeiro, (ii)  desenvolvimento de novas estratégias de quimioterapia experimental com ênfase em doenças negligenciadas causadas por tripanossomatídeos, incluindo T. cruzi e (iii) novas abordagens com agentes anti-inflamatórios e antitumorais.
Mirian Claudia de Souza Pereira
Desenvolve projetos de pesquisa em doença de Chagas experimental com enfoque na biologia de interação parasito-célula hospedeira, visando o entendimento do reconhecimento celular e vias de sinalização envolvidas no processo de invasão do parasito.
Rubem Figueiredo Sadok Menna Barreto
Avaliação do efeito in vitro e in vivo de drogas sobre as diferentes protozoários patogênicos, caracterizando os modos de ação relacionados a atividade biológica. Investigação da participação da via autofágica, metabolismo mitocondrial e oxidativo dos parasitos e seus hospedeiros durante o curso das doenças, descrevendo os mecanismos celulares e moleculares envolvidos.

 

Junta Docente permanente del Programa
Área de Concentración en Genética e Bioquímica

Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa
Ademir de Jesus Martins Junior
Bases genéticas da resistência a inseticida e seus efeitos no fitness  em insetos de importância sanitária.
Ana Carolina Paulo Vicente
Genética Molecular de Microrganismos - bactérias nos temas:
diversidade, taxonomia, virulência/resistência aos antimicrobianos, genômica e metagenômica.
Carlos Roberto Alves
Bioquímica de protozoários parasitos, com ênfase em proteínas e proteases, e suas atuações na fisiologia de protozoários patogênicos, como Leishmania sp e Trypanosoma cruzi. O grupo de pesquisa têm focado especialmente em problemas estruturais relevante de interação de complexos supramoleculares (MHC-peptídeo, antígeno-anticorpo, enzima-inibidor, receptor-ligante, proteína-DNA, DNA-DNA, RNA-RNA etc) em problemas biológicos típicos da interação entre parasito e hospedeiro que objetivam o desenvolvimento de vacinas, fármacos e imunodiagnóstico.
Constança Felicia de Paoli de Carvalho Britto
Diagnóstico molecular e ecoepidemiologia de  leishmanioses e a doença de Chagas. Avaliar infecção natural e competência vetorial em insetos vetores; como no monitoramento da eficácia terapêutica em pacientes acometidos pela infecção por Trypanosoma cruzi.
Denise Valle
Fisiologia e controle de vetores, com foco em culicideos e especialmente em Aedes aegypti; Resistencia a inseticidas, mecanismos de resistencia, relacao entre resistencia e aspectos da viabilidade; Natureza e bases moleculares da resistencia de ovos de culicideos aa dessecacao; Alternativas de controle de vetores, incluindo produtos, estrategias e condutas.
Elisa Cupolillo
Sistemática Molecular aplicada as leishmanioses, incluindo o desenvolvimento e aplicação de marcadores moleculares no diagnóstico específico de Leishmania, abordando também a questão de genética populacional de leishmanias e flebotomíneos vetores neotropicais, visando (i) elucidar a natureza e dinâmica dos ciclos específicos de transmissão dos parasitas em distintos nichos ecológicos; (ii) compreensão do pleomorfismo clínico e diversidade fenotípica (in vivo e in vitro) e (iii) entender a evolução do parasita
Elmo Eduardo de Almeida Amaral
Atividade in vitro e in vivo de compostos bioativos em Leishmania spp sensível e resistente ao Antimônio, com definição do mecanismo de ação, estudo farmacocinético e toxicidade;Efeito da combinação de fármacos de referencia para o tratamento da leishmaniose com compostos naturais; Importância das enzimas antioxidantes de Leishmania spp com ênfase na virulência e infectividade; Papel de proteína Cinase C na fisiologia celular de Leishmanis spp.
Fernando Araujo Monteiro
1. Sistemática Molecular e Filogeografia de vetores da doença de Chagas com base em marcadores mitocondriais e nucleares. 2. Genética de populações e estruturação de triatomíneos com base em marcadores microssatélites. 3. DNA barcoding de parasitos e vetores do Brasil. 4. Avaliação da microbiota de Triatomíneos com base em técnicas de sequenciamento de DNA de nova geração (NGS).
Flavia Barreto dos Santos
Diagnóstico laboratorial, estudos in vitro e in vivo e epidemiologia molecular dos Vírus Dengue . Implantação de métodos moleculares para o diagnóstico e epidemiologia molecular do virus Chikungunya.
Márcio Lourenço Rodrigues
Desenvolvimento de ferramentas com potencial aplicação em prevenção ou controle de doenças humanas causadas por fungos.
Marize Pereira Miagostovich
Virologia Ambiental e de Alimentos.
Monick Lindenmeyer Guimarães
Biologia molecular, virologia e imunologia, com ênfase na diversidade molecular do HIV e suas implicações na patogenia.
Natalia Motta Araujo
Estudos dos vírus das hepatites B e C com ênfase nos seguintes temas: epidemiologia molecular, filogeografia, análise de quasispecies em fluídos biológicos, biomarcadores virais, genéticos e epigenéticos para câncer de fígado.

 

Junta Docente permanente del Programa
Área de Concentración en Ecología y Epidemiología

Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa
Alena Mayo Iñiguez
Paleoparasitologia Molecular, Paleogenética e Taxonomia Molecular de Helmintos; Diagnóstico, Caraterização e Epidemiologia Molecular de Parasitos; DNA Barcoding e o estudo de doenças infecto-parasitárias em populações do passado.
Ana Maria Jansen
Caracterização de DTUs de T. cruzi, mapas de predição de risco de transmissão de parasitos, cartografia ambiental, ciclos enzoóticos de transmissão de tripanossomatídeos e interação entre T. cruzi, mamíferos e vetores.
André Luiz Rodrigues Roque
Parasitas de mamíferos silvestres, ciclos enzoóticos de transmissão de parasitas, reservatórios e interação entre tripanossomatídeos e seus hospedeiros silvestres, Trypanosoma spp., Leishmania spp.
Daniel Antunes Maciel Villela
Análise quantitativa de dinâmica populacional de vetores e aspectos epidemiológicos relacionados. Modelagem matemática aplicada a ecologia teórica e epidemiologia, com ênfase na análise de aptidão de vetores e capacidade vetorial. 
Marli Maria Lima
Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Hospedeiros; Ecologia de Parasita, Vetores e Hospedeiros
Rafael Maciel de Freitas
Avaliação de aspectos da capacidade vetorial de insetos; efeitos bioticos, abióticos e comportamentais na dinâmica populacional de vetores e sua associação com a transmissão; ecologia de populações de vetores, com interesse em dipteros e triatomíneos.
Reginaldo Peçanha Brazil
Ecologia química de vetores, biologia de flebotomíneos.
Ricardo Lourenço de Oliveira
Interação entre vetores e seus patógenos naturais com ênfase em Plasmodium e arbovírus (dengue, febre amarela e chikungunya). Risco de transmissão de arboviroses em áreas endêmicas.

 

Junta Docente permanente del Programa
Área de Concentración en Immunologia y Patogenia

Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa
Alda Maria da Cruz
Patogênese das Doenças Infecciosas e Parasitárias
Desenvolvimento de Métodos de Diagnóstico e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias
Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro
Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: malária humana e experimental simiana e murina, Plasmodium falciparum e P. vivax, imunidade protetora, ensaios vacinais e imunopatologia da malária. Tem também interesse ba história da imunologia e em aspectos cognitivos das respostas imune e neural
Edson Elias da Silva
Virologia, Enterovírus e Poliovírus; Estudo de agentes virais implicados em síndromes do sistema nervoso central
Elzinandes Leal de Azevedo
 
Resposta imuinológicas antiviral do hospedeiro na infecção pelos arbovírus de importância médica Dengue, Zika e Chikungunha. ênfase: células Natural killer, receptores de reconhecimento de padrões, célçulas T reguladoras e co-infecção com  HIV.
Euzenir Nunes Sarno
Estudos clínicos, epidemiológicos, imunológicos e moleculares da hanseníase.
José Paulo Gagliardi Leite
Atuando principalmente nos seguintes temas: detecção e caracterização molecular de vírus responsáveis pela etiologia das gastrenterites agudas e desenvolvimento de metodologias de diagnóstico.
Joseli de Oliveira Ferreira
Estudo da imunidade natural a antígenos candidatos a compor uma vacina antimalárica, do controle genético da resposta imune específica antiplasmodial e da imunopatologia na malária humana em populações de áreas endêmicas brasileiras.
Joseli Lannes Vieira
Desenvolvimento de vacinas contra infecções parasitárias; Imunopatogenia e imunorregulação em infecções parasitárias.
Josué da Costa Lima Júnior
Desenvolvimento e avaliação de antígenos sintéticos e recombinantes baseados em proteínas potencialmente vacinais contra a malária: Antigenicidade, Imunogenicidade e associações com o HLA de populações residentes em áreas endêmicas.
Katia da Silva Calabrese
Pesquisa com protozoários parasitos de macrófagos em modelo experimental incluindo: imunologia e terapêutica das leishmanioses; patologia e imunologia da doença de Chagas, ênfase na infecção oral; toxoplasmose ocular e intestinal.
Leonardo José Moura de Carvalho
Papel da disfunção vascular e inflamação na patogenia e terapêutica da malária cerebral, novas drogas contra formas hepáticas e eritrocíticas de Plasmodium falciparum e P. vivax, Vacinas contra malária.
Lilian Rose Pratt Riccio
Estudo do perfil das respostas imune celular e humoral contra antigenos de Plasmodium falciparum e de Plasmodium vivax canidatos a vacina antimalárica em populações naturalmente expostas residentes na Amazônia brasileira e avaliação do papel dos poliformismos humano e do parasito no desenvolvimento da resposta imune específica. Avaliação in vitro da resistência de isolados de Plasmodium falciparum e de Plasmodium vivax a drogas antimalárticas e avaliação do potencial antimalárico de novas drogas, de uso estabelecido ou experimental.
Luzia Maria de Oliveira
Avaliar mecanismos de desregulação da resposta imunológica do hospedeiro na infecção pelo Dengue, observando o envolvimento de componentes do Sistema Complemento, Quimiocinas e proteínas associadas à coagulação e à inflamação.
Marcelo Alves Pinto
Patogenia das hepatites virais  agudas e fulminantes primatas não humanos como modelos para estudo da patogenia das hepatites virais estudo das hepatites  pelo vírus da hepatite A, hepatite E,  HSV1 e 2, e parvovirus B19 camundongo Balb C como modelo experimental para encefalite herpética  voltado para seleção de novas drogas antivirais e terapia com RNA de interferência.
Maria de Fátima Ferreira da Cruz
Malária: Diagnóstico, quimiorresistência, polimorfismo gênico e imunopatologia.
Mariza Gonçalves Morgado
Nossos interesses principais dizem respeito: Diversidade do HIV e suas implicações na progressão para a aids, nos epítopos de interesse em vacinas, na resistência às drogas e na evolução viral. Imunopatologia da infecção pelo HIV e da interação HIV-Tuberculose.
Myrna Cristina Bonaldo
Estabelecimento do vírus vacinal da febre amarela como plataforma de expressão para vacinas recombinantes dirigidas a patógenos humanos e o entendimento da estrutura e função do genoma viral.
Patricia de Azambuja Penna
Aspectos da interação de triatomíneos com o parasita Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas: nesta linha de pesquisa, são analisadas a fisiologia da digestão, microbiota intestinal, endocrinologia e imunologia de insetos, especialmente o Rhodnius prolixus.
Roberta Olmo Pinheiro
Interação patógeno-hospedeiro, morte celular (apoptose, piroptose e autofagia), fagocitose, imunorregulação e inflamação. Tenho estudado os mecanismos imunopatogênicos relacionados às diferentes formas clínicas da Hanseníase, bem como aos episódios reacionais da doença.  
Vanessa Salete de Paula
Hepatites virais com ênfase em epidemiologia molecular, genotipagem, desenvolvimento e otimização de métodos para diagnóstico molecular, sorologicos e métodos alternativos de coleta. Também trabalha com herpes vírus, principalmente com diagnóstico diferencial, epidemiologia molecular, co-infecção com HIV e terapia antiviral com RNA de interferência (RNAi).

 

Junta Docente colaboradora del Programa

Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Área de Concentração
Linha de Pesquisa
Ana Gisele da Costa Neves Ferreira
Genética e Bioquímica
Caracterização molecular do fenômeno de resistência natural de diferentes animais aos efeitos tóxicos de venenos de serpentes;
Utilização da teconologia proteômica para a caracterização de venenos animais e no estudo de doenças parasitárias, infecciocas e neoplásicas
Geraldo Moura Batista Pereira
Imunologia e Patogenia
Mecanismos de regulação da resposta imunoe humana a micobactérias , e suas aplicações no controle de hanseníase e tuberculose através de vacinas e  testes diagnósticos. Projetos atuais em modulação da resposta imune por linfócitos T reguladores na patogêncese da hanseníase
José Batista de Jesus
 
Genética e Bioquímica
i) Bioquímica, expressão e função de proteases de protozoários e insetos vetores de importância médica; (ii) Estudo da Biologia da interação de protozoários com a célula hospedeira, utilizando ferramentas para analise da expressão genica, da estrutura e ultraestrutura celular; (iii) Genômica funcional de Culicideos vetores e de protozoário de importância médica.
Otacilio da Cruz Moreira
Genética e Bioquímica
Atua no diagnóstico molecular de doenças infecciosas parasitologia e bioenérgetica, desenvolvendo metodologias de diagnóstico e genotipagem de protozoários parasitas, além do estudo de marcadores mopleculares de virulência e patogênese na doença de Chagas e leishmanioses.
Suzana Corte Real Faria
Biologia
Estudo do perfil celular e molecular nas Leishmanioses humanas e canina e, nas infecções experimentais em camundongos. Analisando a participação de moléculas de superfície e a produção de citocinas e quimiocinas na interação de parasitos do gênero Leishmania com células residentes da derme e células inflamatória.

*Atualizado em 08/01/2017.

Voltar ao topoVoltar