Biologia Parasitária - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia parasitária

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Perfil e Contatos


  • Confira a listagem do corpo docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A listagem está separada por Área de Concentração na qual o docente está inserido.

 

Corpo docente permanente do Programa

Área de Concentração em Biologia

Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa

Arnaldo Maldonado Junior

maldonad@ioc.fiocruz.br

CV

1 - Modelo de cultivo in vitro de trematódeos para avaliação da eficácia e segurança da ação terapêutica de fármacos sintéticos ou extratos naturais anti-helminticos.                                             2 -Taxonomia e sistemática molecular de helmintos.

Jansen Fernandes de Medeiros

jansen.medeiro@fiocruz.br

CV

Estudar aspectos relacionados ecoepidemiologia, biologia, taxonomia e infecção natural de vetores de agentes patogênicos.

Marcos André Vannier dos Santos

marcos.vannier@ioc.fiocruz.br

CV

Realização de Bioensaios de compostos antiparasitários empregando a avaliação ultraestrutural, afim de elucidar  os mecanismos de ação a partir de alterações da arquitetura subcelular. São testadas terapias combinadas empregando fármacos reposicionados, produtos naturais, sintéticos e semi-sintéticos, buscando associações sinergísticas, particularmente o estresse oxidativo gerado, seletivamente, nos protozoários parasitas. Além de atividades experimentais a equipe atua na popularização de ciências, sobretudo no que tange as doenças parasitárias, para promoção da saúde (www.youtube.com/channel/UC4VkOe1oQornHCaoX8aafug)

Maria de Nazaré Correia Soeiro

soeiro@ioc.fiocruz.br

CV

(i) Análise de aspectos imunobiológicos da interação parasito-hospedeiro, (ii) desenvolvimento de novas estratégias de quimioterapia experimental com ênfase em doenças negligenciadas causadas por tripanossomatídeos, incluindo T. cruzi e (iii) novas abordagens com agentes anti-inflamatórios e antitumorais.

Mirian Claudia de Souza Pereira

mirian@ioc.fiocruz.br

CV

Desenvolve projetos de pesquisa em doença de Chagas experimental com enfoque na biologia de interação parasito-célula hospedeira, visando o entendimento do reconhecimento celular e vias de sinalização envolvidas no processo de invasão do parasito.

Paulo Renato Rivas Totino

prtotino@ioc.fiocruz.br

CV

Imunopatogênese das infecções maláricas experimental e humana e; Biologia dos processos de morte celular programada em parasitos da malária.

Rubem Figueiredo Sadok Menna Barreto

rubemb@ioc.fiocruz.br

CV

Avaliação do efeito in vitro e in vivo de drogas sobre as diferentes protozoários patogênicos, caracterizando os modos de ação relacionados a atividade biológica. Investigação da participação da via autofágica, metabolismo mitocondrial e oxidativo dos parasitos e seus hospedeiros durante o curso das doenças, descrevendo os mecanismos celulares e moleculares envolvidos.

Silvana Apareceida Rogel Carvalho Thiengo

sthiengo@ioc.fiocruz.br

CV

Eco-epidemiologia de moluscos vetores em áreas de transmissão de parasitoses. Fiologia e estudo multidiscplinar da interação moluscos-helmintos, com ênfase em Biomphalaria-Schistosoma mansoni e gastrópodes-Angiostrongylus ssp.  Taxonomia integrativa de gastrópodes continentais.

 

Corpo docente permanente do Programa
Área de Concentração em Genética e Bioquímica
 
Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa

Ademir de Jesus Martins Junior

ademirjr@ioc.fiocruz.br

CV

Bases genéticas da resistência a inseticida e seus efeitos no fitness  em insetos de importância sanitária.

Ana Carolina Paulo Vicente anapaulo@ioc.fiocruz.br CV Genética Molecular de Microorganismos - bactérias no temas: diversidade, taxonomia, virulência/resistência aos antimicrobianos, genômica e metagenômica.

Carlos Roberto Alves

calves@ioc.fiocruz.br

CV

Bioquímica de protozoários parasitos, com ênfase em proteínas e proteases, e suas atuações na fisiologia de protozoários patogênicos, como Leishmania sp e Trypanosoma cruzi. O grupo de pesquisa têm focado especialmente em problemas estruturais relevante de interação de complexos supramoleculares (MHC-peptídeo, antígeno-anticorpo, enzima-inibidor, receptor-ligante, proteína-DNA, DNA-DNA, RNA-RNA etc) em problemas biológicos típicos da interação entre parasito e hospedeiro que objetivam o desenvolvimento de vacinas, fármacos e imunodiagnóstico.

Constança Felicia de Paoli de Carvalho Britto

cbritto@ioc.fiocruz.br

CV

Diagnóstico molecular e ecoepidemiologia de  leishmanioses e a doença de Chagas. Avaliar infecção natural e competência vetorial em insetos vetores; como no monitoramento da eficácia terapêutica em pacientes acometidos pela infecção por Trypanosoma cruzi.

Elisa Cupolillo

elisa.cupolillo@ioc.fiocruz.br

CV

Sistemática Molecular aplicada as leishmanioses, incluindo o desenvolvimento e aplicação de marcadores moleculares no diagnóstico específico de Leishmania, abordando também a questão de genética populacional de leishmanias e flebotomíneos vetores neotropicais, visando (i) elucidar a natureza e dinâmica dos ciclos específicos de transmissão dos parasitas em distintos nichos ecológicos; (ii) compreensão do pleomorfismo clínico e diversidade fenotípica (in vivo e in vitro) e (iii) entender a evolução do parasita

Elmo Eduardo de Almeida Amaral

elmo@ioc.fiocruz.br

CV

Atividade in vitro e in vivo de compostos bioativos em Leishmania spp sensível e resistente ao Antimônio, com definição do mecanismo de ação, estudo farmacocinético e toxicidade;Efeito da combinação de fármacos de referencia para o tratamento da leishmaniose com compostos naturais; Importância das enzimas antioxidantes de Leishmania spp com ênfase na virulência e infectividade; Papel de proteína Cinase C na fisiologia celular de Leishmanis spp.

Fernando Ariel Genta

gentafernando@gmail.com

CV

1. Estudos fisiológicos e bioquímicos sobre a digestão de insetos vetores, visando a compreensão do efeito de fatores intestinais do hospedeiro no desenvolvimento de patógenos. 2. Desenvolvimento de ferramentas de controle e vigilância a partir do conhecimento da fisiologia digestiva de insetos vetores.

Flavia Barreto dos Santos

flaviab@ioc.fiocruz.br

CV

Diagnóstico laboratorial, estudos in vitro e in vivo e epidemiologia molecular dos Vírus Dengue . Implantação de métodos moleculares para o diagnóstico e epidemiologia molecular do virus Chikungunya.

Lucimar Kneipp

lucimar@ioc.fiocruz.br

CV

Caracterização bioquímica e funcional de proteínas fosfatases e peptidases em fungos. Estudo do envolvimento dessas enzimas na biologia celular e virulência fúngica, com o objetivo de identificar potenciais alvos celulares para o desenvolvimento de nova terapia antifúngica.

Luis Caetano Martha Antunes

caetano.antunes@fiocruz.br

CV

Interações microbiota-hospedeiro-patógeno, com foco no papel de moléculas pequenas sinalizadoras na regulação gênica e patogênese bacteriana

 Márcio Galvão Pavan

marciopavan@gmail.com

CV

Sistemática molecular, com ênfase em taxonomia e genética de populações e análise de parâmetros relacionados a biologia, comportamento e capacidade vetorial de insetos, utilizando principalmente como modelos de estudo dípteros e triatomíneos

Márcio Lourenço Rodrigues

marciolr@cdts.fiocruz.br

CV

Desenvolvimento de ferramentas com potencial aplicação em prevenção ou controle de doenças humanas causadas por fungos.

Monick Lindenmeyer Guimarães

monicklg@ioc.fiocruz.br

CV

Biologia molecular, virologia e imunologia, com ênfase na diversidade molecular do HIV e suas implicações na patogenia.

Natalia Motta Araújo

nmaraujo@ioc.fiocruz.br

CV

Estudos dos vírua das hepatites B e C com ênfase nos seguintes temas: epidemiologia molecular, filogeografia, análise de quasiespécies em fluídos biológicos, biomarcadores virais, genéticos e epigenéticos do câncer hepático. 

Otacilio da Cruz Moreira

otacilio@ioc.fiocruz.br

CV

Atua no diagnóstico molecular de doenças infecciosas, parasitologia e bioenergética, desenvolvendo metodologias de diagnóstico e genotipagem de protozoários parasitas, além do estudo de marcadores moleculares de virulência e patogênese na doença de Chagas e leishmanioses.

Salvatore Giovanni de Simone salvatore.simone@fiocruz.br CV Biotecnologia de agentes infecciosos e parasitários, com ênfase nos seguintes temas: interação proteína-proteína no sentido amplo, síntese de peptídeos (antimirobianos/peptideomiméticos/pró- fármacos/epitopos), estrutura-função de proteases e epitopos, diagnóstico imunológico, biossensores. 

Tulio Machado Fumian

tuliomf@ioc.fiocruz.br

CV

Gastroenterites virais com ênfase em epidemiologia molecular, genotipagem, desenvolvimento e otimização de métodos para diagnóstico molecular, especialmente norovirus. Também trabalha com virologia ambiental, detectando e caracterizando virus entericos de diferentes matrizes aquáticas e alimentares.

Vitor Ennes Vidal

vitorennesvidal@gmail.com

CV

Estudo das peptidases em tripanossomatídeos com foco nas calpaínas e GP63. análises de expressão gênica, atividade proteolítica em gel e solução e interação parasito-hospedeiro.

 
 
Corpo docente permanente do Programa
Área de Concentração em Ecologia e Epidemiologia
Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa

Alena Mayo Iñiguez

alena@ioc.fiocruz.br

CV

Paleoparasitologia Molecular, Paleogenética e Taxonomia Molecular de Helmintos; Diagnóstico, Caraterização e Epidemiologia Molecular de Parasitos; DNA Barcoding e o estudo de doenças infecto-parasitárias em populações do passado.

Ana Maria Jansen

jansen@ioc.fiocruz.br

CV

Caracterização de DTUs de T. cruzi, mapas de predição de risco de transmissão de parasitos, cartografia ambiental, ciclos enzoóticos de transmissão de tripanossomatídeos e interação entre T. cruzi, mamíferos e vetores.

André Luiz Rodrigues Roque

roque@ioc.fiocruz.br

CV

Parasitas de mamíferos silvestres, ciclos enzoóticos de transmissão de parasitas, reservatórios e interação entre tripanossomatídeos e seus hospedeiros silvestres, Trypanosoma spp., Leishmania spp.

Daniel Antunes Maciel Villela

daniel.villela@fiocruz.br

CV

Análise quantitativa de dinâmica populacional de vetores e aspectos epidemiológicos relacionados. Modelagem matemática aplicada a ecologia teórica e epidemiologia, com ênfase na análise de aptidão de vetores e capacidade vetorial. 

Mariana Rocha David

marianardavid@gmail.com

CV

Biologia e ecologia de insetos vetores de patógenos: determinantes da capacidade vetorial e interação patógeno-vetor microbiota, com ênfase em dípteros.

Rafael Maciel de Freitas

freitas@ioc.fiocruz.br

CV

Avaliação de aspectos da capacidade vetorial de insetos; efeitos bioticos, abióticos e comportamentais na dinâmica populacional de vetores e sua associação com a transmissão; ecologia de populações de vetores, com interesse em dipteros e triatomíneos.

Sérgio Luiz Bessa Luz

sergiolbluz@gmail.com

CV

Atua principalmente em ecologia de doenças transmissíveis na Amazônia. Ênfase em taxonomia de vetores de agentes patogênicos, nas ferramentas para diagnóstico molecular dos patógenos em vetores e em amostras clínicas e metodologias de controle de vetores

 
Corpo docente permanente do Programa
Área de Concentração em Imunologia e Patogenia
Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa

Alda Maria da Cruz

alda@ioc.fiocruz.br

CV

Patogênese das Doenças Infecciosas e Parasitárias Desenvolvimento de Métodos de Diagnóstico e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias

Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro

ribeiro@ioc.fiocruz.br

CV

Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: malária humana e experimental simiana e murina, Plasmodium falciparum e P. vivax, imunidade protetora, ensaios vacinais e imunopatologia da malária. Tem também interesse ba história da imunologia e em aspectos cognitivos das respostas imune e neural

Cristiana Couto Garcia

cristiana.garcia@ioc.fiocruz.br

CV

Imunologia e Patogenia. Estudos translacionais de mecanismos imunológicos na infecção por influenza com diferentes focos: imunopogência, modulação da resposta inflamatória em busca de novos alvos terapêuticos, expressão gênica e polimorfismos genéticos como marcadores de gravidade, pressão seletiva do sistema imune sobre o surgimento de vírus mutantes, resposta vacinal em diferentes populações.

Danuza de almeida Esquenazi

esquenazi.danuza@gmail.com

CV

Investigação de patogêneses e da regulaçao da resposta imune celular da hanseníase per se e de suas formas reacionais; Pesquisa sobre envelhecimento humano, com ênfase em mecanismos de imunosenescência.

Edson Elias da Silva

edson@ioc.fiocruz.br

CV

Virologia, Enterovírus e Poliovírus; Estudo de agentes virais implicados em síndromes do sistema nervoso central

Elzinandes Leal de Azevedo

elzinandesazevedo@fiocruz.br

CV

Resposta imuinológicas antiviral do hospedeiro na infecção pelos arbovírus de importância médica Dengue, Zika e Chikungunha. ênfase: células Natural killer, receptores de reconhecimento de padrões, célçulas T reguladoras e co-infecção com  HIV.

Fátima da Conceição Silva 

fconcei@ioc.fiocruz.br

CV

Doenças parasitárias em humanos e animais: imunologia, diagnóstico, clínica e tratamento, com ênfase naquelas causadas por parasitas dos gênero Leishmania;

Joseli de Oliveira Ferreira

lila@ioc.fiocruz.br

CV

Caracterização e determinação da influência da resposta imune sistêmica e in situ na evolução de doenças infecto-parasitárias do tegumento cutâneo-mucoso, imunidade de pele, estudos in situ, inflamação, imunohistoquímica e modelo murino de infecção.

Josué da Costa Lima Júnior

josue@ioc.fiocruz.br

CV

Estudo da imunidade natural a antígenos candidatos a compor uma vacina antimalárica, do controle genético da resposta imune específica antiplasmodial e da imunopatologia na malária humana em populações de áreas endêmicas brasileiras.

Katia da Silva Calabrese

calabrese@ioc.fiocruz.br

CV

Pesquisa com protozoários parasitos de macrófagos em modelo experimental incluindo: imunologia e terapêutica das leishmanioses; patologia e imunologia da doença de Chagas, ênfase na infecção oral; toxoplasmose ocular e intestinal.

Leonardo José Moura de Carvalho

leojmc@ioc.fiocruz.br

CV

Papel da disfunção vascular e inflamação na patogenia e terapêutica da malária cerebral, novas drogas contra formas hepáticas e eritrocíticas de Plasmodium falciparum e P. vivax, Vacinas contra malária.

Lilian Rose Pratt Riccio

riccio@ioc.fiocruz.br

CV

Estudo do perfil das respostas imune celular e humoral contra antigenos de Plasmodium falciparum e de Plasmodium vivax canidatos a vacina antimalárica em populações naturalmente expostas residentes na Amazônia brasileira e avaliação do papel dos poliformismos humano e do parasito no desenvolvimento da resposta imune específica. Avaliação in vitro da resistência de isolados de Plasmodium falciparum e de Plasmodium vivax a drogas antimalárticas e avaliação do potencial antimalárico de novas drogas, de uso estabelecido ou experimental.

Luzia Maria de Oliveira Pinto Nogueira

lpinto@ioc.fiocruz.br

CV

Avaliar mecanismos de desregulação da resposta imunológica do hospedeiro na infecção pelo Dengue, observando o envolvimento de componentes do Sistema Complemento, Quimiocinas e proteínas associadas à coagulação e à inflamação.

Maria de Fátima Ferreira da Cruz

mffcruz28@gmail.com

CV

Malária: diagnóstico, quimiorresistência, polimorfismo gênico  e imunopatologia.

Mariza Gonçalves Morgado

mmorgado@ioc.fiocruz.br

CV

Nossos interesses principais dizem respeito: Diversidade do HIV e suas implicações na progressão para a aids, nos epítopos de interesse Bem vacinas, na resistência às drogas e na evolução viral. Imunopatologia da infecção pelo HIV e da interação HIV-Tuberculose.

Rafaela Vieira Bruno

rafaelav@ioc.fiocruz.br

CV

Caracterização dos genes que controlam ritmos biológicos em insetos vetores.  

Roberta Olmo Pinheiro

rolmo@ioc.fiocruz.br

CV

Interação patógeno-hospedeiro, morte celular (apoptose, piroptose e autofagia), fagocitose, imunorregulação e inflamação. Tenho estudado os mecanismos imunopatogênicos relacionados às diferentes formas clínicas da Hanseníase, bem como aos episódios reacionais da doença.  

Rodrigo Nunes Rodrigues da Silva

rodrigo.nunes@bio.fiocruz.br

CV

Imunoinformática aplicada a identificação de alvos vacinais, terapêuticos e diagnósticos contra doenças infecciosas. Desenvolvimento de anticorpos monoclonais para o desenvolvimento de imunterapias e novos testes diagnósticos.

Vanessa Salete de Paula

vdepaula@ioc.fiocruz.br

CV

Hepatites virais com ênfase em epidemiologia molecular, genotipagem, desenvolvimento e otimização de métodos para diagnóstico molecular, sorologicos e métodos alternativos de coleta. Também trabalha com herpes vírus, principalmente com diagnóstico diferencial, epidemiologia molecular, co-infecção com HIV e terapia antiviral com RNA de interferência (RNAi).

 
Corpo docente colaborador do Programa
Docentes
E-mail
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa

Álvaro Luiz Bertho dos Santos

bertho@ioc.fiocruz.br

CV

Determinar o papel dos linfócitos T CD8+, das células Natural Killer e das células Natural Killer-T na imunopatogenia da leishmaniose cutânea e na leishmaniose mucosa, visando identificar um perfil imunológico associado à evolução clínica da doença e à resposta à terapia antimonial.

Daniel Pedra Adesse

daniel.adesse@gmail.com

CV

Toxoplasmose experimental: efeitos da infecção por Toxoplasma gondii no sistema muscular estriado esquelético e Sistema Nervoso Central, com foco na Barreira Hematoencefálica; impacto da toxoplasmose congênita no desenvolvimento embrionário, incluindo estudos de neurogênese e miogênese. COVID-19: efeitos da infecção in vitro por SARS-CoV-2 em barreiras biológicas - Barreira Hematoencefálica, Hematorretiniana e placentária

Gabriel Eduardo Melim Ferreira

gabriel.ferreira@fiocruz.br

CV

Avaliação de aspectos relacionados as leishmanioses cm ênfase na Região Norte: Eco Epidemiologia e Sistemática Molecular de Laishmania e do endossimbionte Leishmania RNA virua 1 (LRV1), importância do parasita e do LRV1 na doença, avaliação de métodos moleculares nas estratégias de detecção, quantificação e identificação e na evolução da leishmaniose tegumentar.

Paula Mello de Luca

pmdelucca@ioc.fiocruz.br

CV

Estudos dos mecanismos imunopatogenicos envolvidos com a proteção e o desenvolvimento de meória imunológica nas leishmanioses tegumentares e visceral, principalmente das espécies do continente americano. Avaliação da antigenicidade e imunogenicidade de antígenos de Leishmania com ênfase no desenvolvimento de vacinas e de kits de diagnóstico para leismanioses humana e canina. 

Paulo Sérgio D'Andrea

dandrea@ioc.fiocruz.br

CV

Estudo sobre a mastozoologia brasileira com vistas ao entendimento do seu papel en clicos de transmissão de agentes zoonóticos. Estudos sobre os efeitos da paisagem na riqueza e abundância de mamíferos solvestres e sua relação com a emergência de zoonoses, nos biomas Mata Atlântica e Amaz^nia. Taxonomia e sistemática de grupos recentes de mamíferos silvestres. 

 
*Atualizado em 09/05/2024

Voltar ao topoVoltar