Biologia Parasitária - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia parasitária

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Recursos Captados


O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária (PGBP) conta com recursos do Programa de Excelência em Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (PROEP-IOC), que financia projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação por intermédio do CNPq/Fiocruz e divulga chamada de seleção todos os anos. Após avaliação externa realizada por consultores ad hoc do CNPq, as propostas aprovadas são financiadas com recursos estimados em R$ 11 milhões, em quatro anos, oriundos do próprio orçamento do IOC/Fiocruz.

O Programa dispõe, ainda, de recursos do Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (PAPES/Fiocruz). Em 2012, vários projetos de docentes do Programa foram contemplados com o edital financiado pela Vice-Presidência de Pesquisa Ensino, Informação e Comunicação e pelos Laboratórios de Referência da Fiocruz.

O PGBP conta, ainda, com recursos do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (PDTIS/Fiocruz), voltado ao fomento tanto da pesquisa como do desenvolvimento tecnológico, através de redes cooperativas para geração de produtos e insumos com impacto na saúde pública nas suas diferentes áreas.

O PGBP também foi contemplado com recursos do Programa de Inovação Tecnológica e Científica (Inovatec/Faperj), que tem como objetivo de gerar projetos inovadores em saúde.  O Inovatec concedeu bolsas em vários níveis, doutores seniores, recém-doutores e mestres, gerenciadas pela Faperj, que acompanha o desempenho dos bolsistas.

A captação de recursos pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária atingiu valores superiores a R$ 5 milhões com 74 projetos financiados por agências de fomento nacionais, incluindo CNPq, Faperj, Capes, Secretaria de Vigilância em Saúde e Furnas, e internacionais, incluindo Howard Hughes Medical Institute, Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS/França), McMaster University (Canadá), National Institutes of Health (NIH/Estados Unidos), Comunidade Econômica Europeia, Institut Pasteur (França) e National Science Foundation, permitindo o adequado desenvolvimento de projetos de pesquisa com os pós-graduandos.

*Atualizado em 05/07/2013.

Voltar ao topoVoltar