Biologia Parasitária - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia parasitária

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29/08/2023

Pós em Biologia Parasitária promove encontro docente


Maíra Menezes | Edição: Vinicius Ferreira

Atividade que integra processo de autoavaliação do curso discutiu saúde mental e comunicação na pós-graduação 

Como parte do processo de autoavaliação do quadriênio 2021-2024, o Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoveu um encontro docente no dia 23 de agosto.

A atividade teve como foco dois temas com alto impacto para a atividade acadêmica: a saúde mental e a comunicação. Em esquema de imersão, o encontro reuniu cerca de 30 docentes em um hotel no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, das 8h30 às 17h.

O coordenador do programa, André Roque, abriu a atividade apresentando o cenário atual do curso, que recebeu novamente conceito 7, máximo concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na avaliação do quadriênio 2017-2020.

Duas mesas-redondas promoveram os debates sobre os temas centrais do encontro. Pela manhã, a chefe da Secretaria Acadêmica do IOC, Norma Brandão, e o psicólogo do Centro de Apoio ao Discente da Fiocruz (CAD), Tiago Régis de Lima, iniciaram a discussão sobre o tema ‘Saúde mental e seu impacto na pós-graduação’.

À tarde, a coordenadora adjunta da Pós em Biologia Parasitária, Roberta Olmo, e a chefe do Departamento de Jornalismo e Comunicação do IOC (Dejor), Raquel Aguiar, abordaram questões ligadas ao tema ‘Comunicação na pós-graduação’.

A atividade contou ainda com uma apresentação sobre ‘Internacionalização: desafios, lacunas e perspectivas’, feita pelo coordenador do programa, que apontou que o tema deve ser o foco do encontro docente do próximo ano.

“As questões ligadas à saúde mental e à comunicação são frequentemente trazidas a nós pelos discentes. Por isso, consideramos importante debater esses temas com os docentes no processo de autoavaliação. Foi a primeira vez que fizemos um encontro em formato de imersão. O resultado foi muito positivo, com a participação efetiva dos docentes nas discussões e sugestões”, avaliou André.

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